Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci nasceu no lugar de Vinci, nas proximidades de Florença, em 1452. Autor de Monalisa, um dos quadros mais famosos da história, Leonardo era filho ilegítimo de um tabelião. Não teve educação formal e sabia pouco ou nenhum latim, condição que o enchia de um certo ressentimento em relação aos colegas mais ilustrados.
Adolescente, foi aprendiz no ateliê de Verrocchio.
Conta-se que Leonardo tocava música composta por ele em instrumentos inventados por ele, como por exemplo um órgão a água, , para distrair os seus modelos.
O certo é que a Monalisa del Giocondo se tornou o quadro mais célebre da pintura ocidental. Hoje está no Louvre, como principal atracção turística, numa sala em que um Rafael e um Correggio passam despercebidos.
O grande mote do trabalho de Leonardo, quer como artista, quer como inventor e cientista, foi a observação criteriosa da natureza. Os seus cadernos são um imenso laboratório de pensamento. Nas suas notas, estudos e rascunhos encontramos trabalhos dedicados à hidráulica, ao voo dos pássaros, ao movimento dos gatos,…
No séc. XVI, já “sonhava” com pára-quedas, helicópteros, carros de combate,etc.
Doente, da Vinci passa o mês de Abril de 1519 na cama, cercado por três quadros: a Monalisa del Giocondo; Santana, a Virgem e o Menino e o São João Batista, que provavelmente pintou em Roma como sua última obra. Morre, no dia 2 de Maio de 1519, nos braços do rei Francisco I.
Vítor-CJ
0 comentários:
Enviar um comentário