O Confucionismo
Confúcio foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre,
filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental. É considerado o maior filósofo chinês de todos os tempos. Sua filosofia e seu ensinamento – o confucionismo – representam o principal sistema de pensamento da China. Sem ser religião oficial ou fé exclusiva, o confucionismo tem sido, durante séculos, o principal guia espiritual da China. Confúcio não deixou escritas suas idéias, mas a obra Lunyu (Analistas) redigida por seus discípulos é considerada a fonte de informação mais verdadeira. Hoje em dia há cerca de 6,3 milhões de confucionistas.O Islamismo
O Islamismo foi fundado por Maomé, que nasceu em 570, na cidade de Meca. Órfão muito cedo começou por trabalhar como pastor. Aos doze anos começa a conduzir caravanas de camelos. Aos vinte dirige as caravanas de uma viúva rica, sua prima, com quem acabará por casar cinco anos depois. Por volta de 610, na caverna de Hira, perto de Meca, terá sido visitado pelo
anjo Gabriel, que lhe ordenou a sua missão e ditou os primeiros versículos do Alcorão. Maomé abandona a sua profissão de mercador e começou a pregar.
Devido às perseguições que era vítima, em 622, foi obrigado a refugiar-se em Medina. Maomé era então um famoso chefe religioso, mas também num poderoso de chefe político-militar. Em 630 conquista Meca, tornando-a no centro da nova religião. Funda então um Estado teocrático, que alargou rapidamente o seu domínio a um crescente número de tribos árabes. Quando morre, a 8 de Junho de 632, nos braços da sua mulher preferida, deixa unificadas políticas e religiosamente um grande número de tribos árabes, mobilizadas para uma guerra santa que as levará de conquista em conquista à Península Ibérica.
anjo Gabriel, que lhe ordenou a sua missão e ditou os primeiros versículos do Alcorão. Maomé abandona a sua profissão de mercador e começou a pregar.Devido às perseguições que era vítima, em 622, foi obrigado a refugiar-se em Medina. Maomé era então um famoso chefe religioso, mas também num poderoso de chefe político-militar. Em 630 conquista Meca, tornando-a no centro da nova religião. Funda então um Estado teocrático, que alargou rapidamente o seu domínio a um crescente número de tribos árabes. Quando morre, a 8 de Junho de 632, nos braços da sua mulher preferida, deixa unificadas políticas e religiosamente um grande número de tribos árabes, mobilizadas para uma guerra santa que as levará de conquista em conquista à Península Ibérica.
O mundo Islão foi o produto até ao século XX de inúmeras guerras de conquista que se iniciaram ainda no tempo de Maomé. Nos últimos 50 anos a expansão do Islão é feita sobretudo à custa da emigração de milhões de muçulmanos para os países cristãos.
O Budismo
O Budismo teve origem na Índia, entre o século VI a.C. e o século IV a.C. Esta religião, que
também é uma filosofia, é baseada nos ensinamentos deixados por Siddhartha Gautama um sábio do clã dos Sakya, um Buda histórico, que viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. no Nepal.Durante a sua vida Siddhartha Gautama pregou a sua religião por vários países: Tibete, Sri Lanka, China, Myanmar, Coreia, Vietname e Japão e conta com cerca de 376 milhões de seguidores.
Os ensinamentos básicos do budismo são: evitar o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente. O objectivo é o fim do ciclo de sofrimento, samsara, despertando no praticante o entendimento da realidade última – o Nirvana.
Trabalho compilado por Vítor, Hélio e Luís
0 comentários:
Enviar um comentário