quinta-feira, 10 de abril de 2008

O ABC do CONHECIMENTO...

Steve Jobs


Steve Paul Jobs, mais conhecido por Steve Jobs, nasceu a 24 de Fevereiro de 1955 em San Diego e foi co-fundador das empresas Apple Inc., da NeXT e do estúdio da Pixar.
Fundou a Apple Computer em 1976 ao lado do seu parceiro Steve Wozniak.
Um dos seus projectos foi o projecto Macintosh lançado em 1984. Este projecto sugeria o desenvolvimento de uma interface gráfica baseada por navegação de ícones, pastas e janelas tudo isso accionado por um mouse (rato) – naqueles tempos os computadores só usavam o teclado.
Em 1985, Jobs foi forçado a deixar a Apple pelo conselho de administração da empresa, e fundou uma outra empresa de computadores, a NeXT. Em 1986, comprou a Pixar da LucasFilm, que anos mais tarde ficou famosa por uma nova linguagem de animação 3D para desenhos animados. Na década de 90, a Pixar sob liderança de Steve Jobs produziu o primeiro filme infantil animado por computador, "Toy Story". Hoje a Pixar é o maior estúdio de filmes animados do mundo, ao lado da Dreamworks.
Em 1996 a Apple, que estava desenvolvendo um novo sistema operacional, comprou a Steve Jobs a NeXT Computer para poder utilizar o NeXTStep como base para o seu novo sistema operacional. Com esta operação Jobs retornou para a Apple em 1997 como consultor. A Apple, nessa altura, estava numa situação financeira frágil e a ponto de fechar. Salvou a companhia a tempo, mais uma vez com uma ideia e um produto criativo de impacto introduzindo o iMac em 1998.
Depois do sucesso de vendas dos primeiros iMacs, preparou uma nova revolução, a de refazer o famoso Mac OS, criando uma nova e poderosa plataforma que uniu o poder e a estabilidade do sistema Unix com a praticidade e elegância do tradicional Mac OS. Em 2001 foi lançado o Mac OS X.
Sob a orientação de Jobs, a Apple aumentou suas vendas significativamente depois destas inovações implantadas por ele e sua equipe. O iMac foi o primeiro computador introduzido no mercado com várias características avançadas, principalmente pelo seu design inovador e pelo material utilizado, basicamente o plástico translúcido e colorido, o que decretou a morte da cor padrão para PCs (o bege), e a partir de então muitos deles passaram a usar este tipo de material nos produtos de informática em geral. Desde então, Jobs vem trabalhando muito em ideias criativas deste nível e obtendo sucesso de vendas com elas.
Uma de suas inovações foi ramificar a Apple para além de seu mercado restrito da informática, passando a actuar na área de electrónica e músicas digitais (AAC e MP3), com a introdução em 2001 do tocador portátil de música IPod, integrado com sua loja de vendas de música legal pela Internet através do iTunes, um software dedicado para reprodução de áudio, vídeo, CDs e de rádios online. O IPod conquistou o público por sua leveza, praticidade, modernidade e simplicidade.
A rivalidade de Steve Jobs com Bill Gates, presidente e dono da Microsoft, já é elemento cultural do sector. Essa disputa pode ser apreciada no filme produzido pelo canal de TV cabo TNT, "Pirates of Silicon Valley", que aborda as suas biografias e das suas empresas.



Vítor, CJ

0 comentários: